Vinícius Alves
Apontar quem pode ser o possível campeão ainda na fase de grupos sempre é uma tarefa arriscada mas, na Taça Rio 2022, após 48 jogos disputados em 6 categorias na sede oficial do Clube da Barra AFBNDES, já é possível apontar os principais destaques da competição.
No Sub-8, o único clube que segue com 100% de aproveitamento é o PSG Barra da Tijuca. Após uma estreia difícil, com a vitória sobre o Clube dos Caiçaras por 2 a 1, a equipe parisiense derrotou com tranquilidade o Clube da Barra por 3 a 0 e está com a classificação para as semifinais encaminhada. A artilharia da categoria está dividida entre Joaquim Souza do Sport Education e Gabriel Teles da Amorio2/Risse Sports, ambos com 3 gols.
PSG Botafogo e Sport Education são os únicos times do Sub-9 que venceram todos os seus jogos. O PSG Botafogo entra em campo já classificado para a próxima fase e conta com o artilheiro Arthur de Andrade para manter a liderança. O Sport Education só precisa de um empate para avançar, mas o clube com o melhor ataque e o artilheiro da categoria, Lorenzo Sapucahy com 6 gols, quer encerrar a fase de grupos com 3 vitórias.
O destaque no Sub-11 fica com o invicto Sport Education, que possui o melhor ataque com 20 gols e a melhor defesa com 2 gols sofridos. A equipe também tem o artilheiro da categoria, Gustavo Temp com 9 gols. Gustavo e seus companheiros entrarão em campo para a última rodada já classificados para as semifinais.
Na categoria Sub-13, 3 times venceram nas duas primeiras rodadas. No Grupo 1, o Independente, classificado para a próxima fase, tem o melhor ataque e o artilheiro João Ventura com 6 gols. No Grupo 2, Clube dos Caiçaras e Monte Líbano possuem as melhores defesas com 3 gols sofridos. Os clubes, que também já carimbaram o passaporte para as eliminatórias, se enfrentam na última rodada para definir quem se beneficiará da vantagem do empate nas semifinais.
O Clube da Barra é o único time na categoria Veterano com 100% de aproveitamento. Donos de uma defesa que não sofreu gols nos dois primeiros duelos, o time da casa joga a última rodada da fase de grupos praticamente classificado. Entretanto, seu adversário, o Costa Brava, briga pela última vaga no Grupo 1 com a ajuda do artilheiro Marcus Vinícius Rocha. No Grupo 2, o Panela, dono do melhor ataque com 7 gols, lidera com 4 pontos.
O Máster, principal categoria da Taça Rio, já conta com dois classificados para a fase eliminatória. No Grupo 1, o Caça e Pesca R11 venceu os dois primeiros jogos, donos do melhor ataque com 10 gols. O time entra em campo com a missão de garantir a primeira colocação. O ex-lateral do Flamengo, da Seleção Brasileira e jogador do Caça e Pesca R11, Athirson, é o artilheiro com 3 gols. No Grupo 2, o Recreio com 100% de aproveitamento, 6 gols marcados e apenas 1 sofrido, joga a última rodada não só classificado, mas com a primeira posição garantida.
A 16ª edição tem a organização da AMC e o patrocínio da Universidade Veiga de Almeida, Chopp Brahma Express, Vida Emergências Médicas, Euro Sports, La Copa e Giant. As finais serão realizadas em 3 de dezembro.